Valorização Ambiental


É compromisso da Célia Marques Unipessoal, Lda, a promoção do equilíbrio ambiental e da sustentabilidade, através de atividades que valorizam as florestas, quer estejamos perante uma perspetiva de proteção ou de exploração.

 


Transformação e Processamento de Biomassa Florestal

No processo de transformação e processamento de Biomassa Florestal, o procedimento consiste na recolha seletiva de material florestal (como ramos, madeiras sem valor comercial, cepos, resíduos verdes que resultam de podas, limpezas) para valorização em biomassa florestal.

Após uma seleção e separação criteriosa do tipo de material florestal a transformar, a equipa da Célia Marques Unipessoal, Lda inicia o seu processamento com recurso a máquinas estilhadoras tecnologicamente avançadas.

Com base nas diferentes texturas do material transformado, da sua granulometria e qualidade da estilha, a finalidade da sua utilização poderá ser diversa: como combustível para caldeiras de produção de energia (eletricidade, vapor, calor), para produção de pellets, produção de bio-filtros, aplicação em arquitetura paisagista (ornamento em Jardins), entre outros.

Preparação de Terrenos e Plantação de Forestas

A preparação de terrenos e plantação de florestas pressupõe a existência de várias etapas que vão desde a escolha do terreno à análise do solo, sua preparação e plantação.

Suportada na sua vasta experiência em terrenos tipicamente florestais, a equipa Célia Marques Unipessoal, Lda inicia a preparação do terreno com trabalhos de aração e gradagem que, partindo da análise das características do solo, permite à equipa a aplicação do melhor processo de fertilização e/ou correção.

Após a preparação do terreno, a equipa Célia Marques Unipessoal, Lda procede à plantação das árvores, que é realizada, usualmente, entre os meses de Outubro/Novembro e Fevereiro/Março, com recurso a meios e técnicas adequadas a cada tipo de terreno e espécie de árvore a plantar.